SHAKE CASEIRO DE MAMÃO

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Dicas da nossa nutricionista Paloma Torres sobre alimentos que auxiliam o retardo do envelhecimento cutâneo.

O envelhecimento cutâneo é um processo natural e imutável o qual todos nós estamos submetidos. É o processo de morte do organismo. Sua velocidade e variedade dependem do estado de cada individuo, podendo conter múltiplos fatores, como por exemplo, genéticos, biológico, psicológico ou sociológico. As mudanças fisiológicas pela as quais vivemos não podem ser reversíveis, mas podem ser amenizadas e prevenidas através da alimentação saudável, pratica de atividade física e ingestão adequada de água para hidratar a pele e o organismo.

Alguns alimentos específicos auxiliam no processo de retardo do envelhecimento. O habito de consumir uma alimentação rica em vegetais, frutas e grãos, são capazes de reduzir o risco de diversas doenças. Vários estudos evidenciam os benefícios desses alimentos à presença de antioxidantes, estes possuem ação benéfica no envelhecimento cutâneo. São encontrados nas vitaminas A, C e E, nos carotenoides, flavonoides e selênio.

As proteínas são importantes para retardar o aparecimento das rugas. Os alimentos podem atuar como verdadeiros potencializadores nos tratamentos estéticos, dando um banho de hidratação e reforçando a elasticidade da sua pele.

São eles:

Fígado, gema de ovo, iogurte, leite e derivados, eles possuem vitamina A, que auxilia na síntese de novos tecidos. Ideal para o tratamento de abscessos, furúnculos, acne e queda de cabelo.

Abobora, agrião, batata doce, brócolis, cenoura, couve, mamão, damasco e espinafre são fontes de betacaroteno, com funções semelhantes a da vitamina A.

Abacaxi, acerola, agrião, caju, goiaba, laranja, limão, morango, salsão, pimentão, tangerina e tomate são ricos em vitamina C e possuem papel na preservação da estrutura dos fibroblastos e colágeno, além de proteger a pele dos raios UV.

Castanha do Pará, cereais integrais, germe de trigo, pães integrais, repolho são ricos em vitamina E, e são capazes de reduzir cicatrizes, além de proteger a membrana celular e potencializar a ação da vitamina C, logo vitamina C depende de Vitamina E.

Nozes, leguminosas, milho, cenoura, frutos do mar são ricos em magnésio, importante pela potencialização na troca de substancias entre as células, atuando na formação de tecidos e participando no trabalho de relaxamento muscular.

Grãos integrais, peixes e castanha do Pará são ricos em selênio extremamente importante, pois evita a flacidez tecidual e o envelhecimento da pele causado pelo sol e protege as células dos radicais livres.

Carnes vermelhas, algas, ostras, leite e derivados e grãos contém zinco que potencializa a ação das enzimas que combatem os radicais livres, estimula o sistema imunológico e favorece a renovação celular.

Vegetais, abacaxi, morangos, nozes e chás (preto e verde) possuem flavonoides que acionam antioxidantes mais ativos, capazes de sequestrar os radicais livres quercetina, luteolina e ácido elágico.

Viram como a mudança dos hábitos alimentares são de extrema importância para se ter um melhor envelhecimento cutâneo? Porem é importante ressaltar que para obter resultado desejado, deve-se ter a orientação individualizada com um nutricionista. Aqui vai uma receita que auxilia a prevenção do envelhecimento cutâneo e é saborosa para nosso clima na cidade do Rio de Janeiro. Essa receita pode substituir a colação (lanche da manhã) ou o lanche da tarde.

Milkshake de mamão

1 xicara de mamão papaia picado

1 colher de sopa de leite em pó desnatado

1 iogurte natural desnatado

1 colher de sopa de linhaça dourada

Gelo

Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

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